sábado, 29 de janeiro de 2011

Visita à Maternidade

Ontem foi a Derradeira Visita à Maternidade.
Confesso que aguardava com alguma ansiedade a chegada deste dia.
Quando iniciei as aulas pensei:
"Meu Deus, no dia em que fizer esta visita, já não vai faltar muito para o teu nascimento!"
A verdade é que esse sentimento cravejado de ansiedade... veio para ficar... agora todas as semanas vamos à maternidade ter com o Dr. para nos monitorizar, parece que já estás um homemzinho a postos para nascer, vamos ver qual a tua pressa…

Quanto à visita…
Inicio às 14h00 nas Urgências Obstétricas...
Fomos recebidos por uma enfermeira.
Explicaram-nos todos os mecanismos de segurança, no que respeita aos bebes... as pulseiras de segurança, etc...
Passamos pelas urgências obstétricas, onde damos entrada... gabinetes dos médicos, salas de internamento na urgência, salas para dilatação e parto, salas só de parto, sala de recobro onde somos colocadas depois do Parto…
È explicada a importância do Papá neste momento, o parto vivido a dois, … è emocionante e ao mesmo tempo inquietante ver e imaginar o grande dia diante de uma realidade que em breve será a nossa. Claro que naquela sala, as lágrimas caiam sem darmos conta, pois tal estávamos dominados pela descrição da enfermeira e tal era a vontade de sorver cada palavra proferida… ao mesmo tempo as dúvidas surgiam numa sequência infindável…
O Papá quer cortar o teu cordão umbilical. Vamos encoraja-lo para o grande momento. E depois de nasceres vais logo poder apreciar o néctar dos deuses que só a mamã te vai poder oferecer.
Depois o internamento é feito em quartos pequenos com 3 camas cada e eventualmente um maior. Existem quartos individuais para questões mais específicas ou que na eventualidade de estarem vazios podem ser ocupados... Confesso que fiquei um pouco desiludida principalmente com tanta movimentação de visitas e falta de privacidade... As casas de banho também me deixaram um pouco frustrada…
Mostraram-nos onde é feita a fototerapia, onde são dados os banhos aos bebes, os horários das visitas e do Papá ou outro acompanhante... Fiquei com pena do primeiro banho em princípio ser dado pela enfermeira só na presença da mãe, mas vou tentar que possamos esperar pelo teu Papá chegar. Os outros banhos, já podemos, ser apenas nós os três …  
Quando visitamos o internamento a enfermeira ensinou-nos a agarrar o bebe, acalma-lo, compreende-lo, como é importante ele sentir-nos, o nosso cheiro, a nossa pele, a amamentação, enfim o nosso amor desmedido por ti.
Explicaram a importância da inscrição nascer cidadão, os primeiros cuidados médicos ao bebe, as vacinas, a linha Buá… disponível aos papás com dúvidas…
Em suma adorei a visita…

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Aulas Práticas - Exercicios

Exercícios Pré-Parto: basculas

Mais uma aula prática...

Exercícios Pré-Parto - Basculas:

Exercicio 1 - deitada de barriga para cima com os membros inferiores em flexão e as mãos nas cristas ilíacas:
Inspirando lentamente alongue as costas afastando-as do chão (bacia para cima).
Expirando lentamente arqueie as costas aproximando-as do chão (bacia para baixo).
Repetir 5x

Exercício 2 - deitada de barriga para cima com os membros inferiores em extensão e as mãos nas cristas elíacas:
Inspirando lentamente alongue as costas afastando as costas do chão (bacia para cima).
Expirando lentamente arqueie as costas aproximando-as do chão (bacia para baixo).
Repita 5x

Exercício 3 - sentada com as pernas cruzadas e as mãos apoiadas nos joelhos:
Inspirando lentamente alongue as costas e olhe para o tecto (rode a bacia para fora).
Expirando lentamente arqueie as costas e olhe para o umbigo (rode a bacia para dentro).
Repita 5x

Exercício 4 - de gatas com as mãos apoiadas no chão e braços alinhados com as ancas:
Inspirando lentamente alongue as costas e olhe para o tecto (rode a bacia para fora).
Expirando lentamente arqueie as costas e olhe para o umbigo (rode a bacia para dentro).
Repita 5x

As básculas devem ser feitas juntamente com os exercícios de respiração, durante as contracções, de forma a acelerar a dilatação.

"Se durante a gravidez fizer exercícios suaves, sentir-se-á em forma e enérgica, melhorará a circulação sanguínea, manter-se-á flexível e estará a preparar-se para o parto"

sábado, 22 de janeiro de 2011

Porque uma mamã continua a ser Mulher...

Todas as mulheres gostam de se sentir bonitas, e as grávidas não são excepção. Aliás, nesta fase o corpo sofre profundas alterações, e por isso mesmo os cuidados de beleza adquirem uma importância acrescida. Se vai ser mãe, aqui ficam alguns conselhos para que se sinta bem com o seu corpo.


Pele e Cosmética

É comum dizer-se que as mulheres grávidas ficam com uma pele resplandecente e o cabelo saudável e brilhante. De facto, durante os primeiros meses de gravidez a pele torna-se mais suave, resultado do aumento de hormonas femininas. Alguns problemas de pele, como é o caso do acne, podem atenuar-se ou até mesmo desaparecer durante esta fase. Contudo, este esplendor não dura toda a gravidez, e pode haver alturas em que a pele se torna mais seca e áspera.

Para procurar manter uma pele saudável, é aconselhável que faça todas as semanas uma esfoliação da pele do rosto e do corpo. Este processo elimina as células mortas que se encontram à superfície da pele, mas também pode contribuir para a desidratação. Por isso, é fundamental que a esfoliação seja sempre seguida de uma boa hidratação, para evitar a secura da pele e para manter a sua flexibilidade.

No corpo, e em especial na zona da barriga, seios e ancas, convém aplicar todos os dias um creme específico para incrementar a elasticidade da pele e para evitar, ou pelo menos minimizar, o aparecimento das tão indesejadas estrias.

Há muitas mulheres que, quando engravidam, deixam de usar maquilhagem. Ora, a gravidez não é um impedimento. Não há qualquer contra-indicação no uso de maquilhagem mas, como sempre, é necessário que os produtos a usar sejam adequados ao seu tipo de pele. O importante é que se sinta bem consigo mesma, e se a maquilhagem contribuir para isso, não há qualquer razão para não a usar.



Vestuário

No início da gravidez, o aumento de peso é praticamente nulo e as modificações físicas, de um modo geral, também são poucas ou pouco evidentes. Porém, à medida que a gravidez progride, as alterações são inevitáveis e dificilmente conseguirá vestir a sua roupa normal.

Portanto, vai precisar de ir às compras. Hoje em dia, praticamente todo o tipo de vestuário tem modelos para grávidas: saias, calças, camisolas, casacos de malha, blusões, camisas, fatos de saia e casaco, vestidos de noite, fatos de banho, camisas de noite, meias elásticas, soutiens e outra roupa interior.

E quando chegar mesmo a altura de comprar a roupa pré-mamã, tenha em conta estes conselhos e procure vestir-se do modo mais confortável possível:


* Sapatos confortáveis, rasos ou de salto baixo, de enfiar e sem atacadores. No verão, prefira ténis.

* Roupa larga e confortável, como é o caso das jardineiras, que são uma peça bastante adequada às mulheres grávidas.

* soutiens em fibra natural, com bastante apoio, nomeadamente com alças largas, apoios laterais e tira elástica alta posterior. Convém experimentar o soutien antes de o comprar, pois os seios aumentam de volume durante a gravidez e o número que comprar certamente será diferente do habitual.



E para que não se sinta desconfortável, procure evitar vestir peças que lhe restrinjam os movimentos ou lhe apertem a barriga, assim como roupas de fibra não natural, pois podem provocar reacções alérgicas, especialmente quando se trata de roupa interior.

Levando em consideração estes conselhos, que são bastante fáceis de pôr em prática, vai com certeza sentir-se bem consigo mesma e desfrutar de toda a beleza associada à gravidez.

Inoeh Care
Inoeh Care, vale a pena experimentar.
http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001855159248
Parabéns Ana pelo empreendedorismo, é sempre bom reencontrarmos colegas empenhados e com sucesso.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Criopreservação de células estaminais recolhidas do cordão umbilical

Para um Futuro com Esperança.
As células estaminais são as células mestras do corpo humano. Elas podem dividir-se para produzir cópias de si mesmo e muitos outros tipos de célula. Elas são encontradas em várias partes do corpo humano em cada fase do desenvolvimento do embrião a adulto. As células estaminais retiradas de embriões com poucos dias de idade, podem se transformar em qualquer um dos 300 tipos diferentes de células que compõem o corpo do adulto.
Porque é que as células estaminais são úteis? Como as células estaminais são tão versáteis, podem potencialmente ser usadas para reparar e substituir os tecidos humanos. Esta capacidade de transformação das células estaminais pode representar tratamento para muitas doenças que afetam milhões de pessoas no mundo.
Foi deste conhecimento que surgiu a ideia de recolher e preservar células estaminais do cordão umbilical onde se encontram em grande concentração.
Hoje em dia existem empresas especializadas na recolha e preservação de células estaminais de modo a poderem ser usadas mais tarde caso seja necessário.
 Existem vários estudos a decorrer em todo o mundo de modo a encontrar novas utilizações e aumentar o número de doenças tratáveis pelo uso de células estaminais.

Criopreservação

O processo de criopreservação é relativamente simples. O 1º passo consiste em solicitar o kit de recolha a uma das empresas que disponibilizam o serviço em Portugal. O kit deve preferencialmente ser encomendado com dois meses de antecedência para o caso do bebé nascer mais cedo que o previsto.
No momento do parto a colheita de sangue deverá ser efectuado pelo profissional de saúde que estiver a assistir o parto, para isso deverá ter previamente entregue o kit e informado sobre a sua intenção de recolher sangue do cordão umbilical.
Após a recolha o kit deverá ser enviado à empresa conforme as instruções recebidas juntamente com o kit. O sangue será então analisado e se tudo estiver conforme será criopreservado, os pais serão informados do sucesso da operação.
 A partir daqui o sangue ser preservado por 20 a 25 anos em caso de necessidade de fazer uso das células estaminais para uso terapêutico deverá informar o laboratório.
 A criopreservação é um método de conservação de células estaminais que estão no sangue do cordão umbilical de um bebé. As células estaminais são guardadas a uma temperatura muito baixa, cerca de 196ºC abaixo de zero, de modo a que garanta a sua viabilidade durante muitos anos.

Criopreservação

Os preços praticados para a criopreservação variam de empresa para empresa mas por norma é dividido em duas vertentes.
 Um valor não reembolsável que inclui o kit de recolha, o seu transporte para os pais, o transporte da amostra para o laboratório e todas as despesas administrativas. O preço praticado pela maioria das empresas para esta primeira fase é de cerca de 115€.
 A segunda parte do processo que inclui o processamento das células estaminais e a sua preservação por 20 a 25 anos e o pagamento só será devido se o processo for bem sucedido (por norma é bem sucedido mas existem excepções). O preço desta fase varia um pouco entre as diversas empresas entre os 1200€ e os 1600€.
São já várias as utilizações possíveis para as células estaminais e muitas outras estão a ser investigadas neste momento, devendo o leque de terapias acessíveis ampliar-se rapidamente nos próximos anos, estando essa informação a ser constantemente actualizada nos sites das empresas especializadas em preservar células estaminais.
Para já as células estaminais estão a ser usadas para tratamento nas seguintes áreas
Transplantes para tumores malignos
Transplantes para disfunções hereditárias que afectam o sistema imunitário e outros órgãos
Transplantes para disfunções do metabolismo hereditárias
Disfunções leucodistróficas
Doenças do armazenamento lisossómico
Outras disfunções hereditárias
Transplantes para disfunções da proliferação celular
Transplantes para doenças do sistema nervoso central
Leucemia aguda
Leucemia crónica
Síndromas mielodisplásicos
Linfomas
Anomalias hereditárias dos glóbulos vermelhos
Anemias
Anomalias hereditárias das plaquetas
Disfunções mieloproliferativas
Imunodeficiências combinadas graves
Neutropenias
Disfunções de fagócitos
Cancros na medula óssea
Doenças autoimunes
Doenças do sistema nervoso central
Reparação de órgãos como os rins e o fígado
Terapia genética

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Aula do Recem Nascido

Esta aula foi extremamente produtiva e elucidativa. Uma manha de Sábado bem passada entre Papas, Mamãs e Nenucos, todos atentos às instruções da enfermeira. O teu Papá, filhote decorou todos os passos com bastante atenção, vai ser um expert a dar-te banho, mudar a fralda, vestir-te, a reconhecer pelo teu choro o que estarás a sentir… Em breve veremos como vamos aplicar as técnicas que aprendemos com tanta dedicação.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Noites mal dormidas!!!

Mais uma noite mal dormida.
Acordar durante a noite várias vezes.
Rebolar para um lado e para o outro.
Incomodo constante nos membros inferiores.
Esta é realmente uma parte menos boa da gravidez.
Nem a ajuda da nossa almofada especial resolve a situação.
Conclusão: Sábado, 7h00 da manha, ultimo rebolar desesperado, levantar e ora aí está, pequeno-almoço leve no sofá e primeiras notícias do dia na TV.
 Mas nem assim a mamã fica de mau humor...o que importa realmente é continuares bem e saudavel neste T0 só de nós dois.
Adaptando a letra:

"Eu sonhei, que o mundo estava a acabar
E isso fez-me pensar
Em tudo o que me resta fazer

Lamentei, tudo o que não fiz
Vou fintar qualquer obstáculo, para concretizar
Os meus sonhos

Apenas...
Tenho que virar
A minha vida de pernas para o ar
E preparar a nossa casa
Para nela vires morar

Agora estás neste pequeno T0
Só de nós dois
Confortavel e quentinho
Sempre protegido com muito miminho


Apenas...
Tenho que virar
A minha vida de pernas para o ar
E preparar a nossa casa
Para nela vires morar

Só, me falta pouco mais de 1 mesito
Para poder estar contigo
Só contigo...

Vou aguardar...
Esperar!!

Tenho que virar
A minha vida de pernas para o ar
E preparar a nossa casa
Para nela vires morar!"

 


domingo, 2 de janeiro de 2011

32 semanas, um Natal e uma Passagem de Ano diferente...

Estou quase a ser mamã!!!
Este Natal foi assim…
Um Natal Diferente, surpreendente, muitos mimos, ternura, risos, enfim … Um Natal Feliz… rodeada de família e amigos e claro principalmente por estar contigo dentro de mim. És sem duvida o nosso principezinho – do papá, da mamã, das avós, avôs, tias, tios…todos sempre tão ternurentos em teu redor, dão-te mimos, conversam contigo, enchem-te de prendas.
Já reconheces algumas mãozinhas e vozes, claro principalmente da mãe e do pai.
Temos vivido momentos únicos dedicados só a ti, perseguimos com o olhar cada movimento teu. Cá em casa, a revista, o livro, o jornal, o ecrã, passou a ser a barriga da mamã.
A passagem de ano foi calma mas muito divertida com os amigos dos papás. Obrigada a todos que não descuraram um só detalhe para o teu bem-estar e conforto.
Pudemos realmente dizer Ano Novo – Vida Nova e os nossos desejos para 2011 – receber-te com muita felicidade, construir uma família, por enquanto, a três com muita saúde, compreensão, discernimento e sempre com amor e carinho que já nos é característico, mas que irá ser indescritível.
Já posso dizer que estamos na recta final…
Faltam só 8 semanas.
Cá por casa entramos nos preparativos finais para a tua tão desejada chegada. O teu berço está lindo, sem dúvida, no entanto permanece o receio constante será que é mesmo o mais confortável e o mais quentinho? E as tuas roupinhas, serão suficientes?
Todos te mimam com autenticas obras de arte únicas e exclusivas de valor inestimável. As avós ofereceram-te mantinhas e casaquinhos elaborados com a maior minúcia, para te proporcionarem dias e noites sempre quentinho.
Agora contemplamos toda a panóplia de objectos, adquiridos para ti. Está na hora, de fazer a malinha para a maternidade…