Ontem foi a Derradeira Visita à Maternidade.
Confesso que aguardava com alguma ansiedade a chegada deste dia.
Quando iniciei as aulas pensei:
"Meu Deus, no dia em que fizer esta visita, já não vai faltar muito para o teu nascimento!"
A verdade é que esse sentimento cravejado de ansiedade... veio para ficar... agora todas as semanas vamos à maternidade ter com o Dr. para nos monitorizar, parece que já estás um homemzinho a postos para nascer, vamos ver qual a tua pressa…
Quanto à visita…
Inicio às 14h00 nas Urgências Obstétricas...
Fomos recebidos por uma enfermeira.
Explicaram-nos todos os mecanismos de segurança, no que respeita aos bebes... as pulseiras de segurança, etc...
Passamos pelas urgências obstétricas, onde damos entrada... gabinetes dos médicos, salas de internamento na urgência, salas para dilatação e parto, salas só de parto, sala de recobro onde somos colocadas depois do Parto…
È explicada a importância do Papá neste momento, o parto vivido a dois, … è emocionante e ao mesmo tempo inquietante ver e imaginar o grande dia diante de uma realidade que em breve será a nossa. Claro que naquela sala, as lágrimas caiam sem darmos conta, pois tal estávamos dominados pela descrição da enfermeira e tal era a vontade de sorver cada palavra proferida… ao mesmo tempo as dúvidas surgiam numa sequência infindável…
O Papá quer cortar o teu cordão umbilical. Vamos encoraja-lo para o grande momento. E depois de nasceres vais logo poder apreciar o néctar dos deuses que só a mamã te vai poder oferecer.
Depois o internamento é feito em quartos pequenos com 3 camas cada e eventualmente um maior. Existem quartos individuais para questões mais específicas ou que na eventualidade de estarem vazios podem ser ocupados... Confesso que fiquei um pouco desiludida principalmente com tanta movimentação de visitas e falta de privacidade... As casas de banho também me deixaram um pouco frustrada…
Mostraram-nos onde é feita a fototerapia, onde são dados os banhos aos bebes, os horários das visitas e do Papá ou outro acompanhante... Fiquei com pena do primeiro banho em princípio ser dado pela enfermeira só na presença da mãe, mas vou tentar que possamos esperar pelo teu Papá chegar. Os outros banhos, já podemos, ser apenas nós os três …
Quando visitamos o internamento a enfermeira ensinou-nos a agarrar o bebe, acalma-lo, compreende-lo, como é importante ele sentir-nos, o nosso cheiro, a nossa pele, a amamentação, enfim o nosso amor desmedido por ti.
Explicaram a importância da inscrição nascer cidadão, os primeiros cuidados médicos ao bebe, as vacinas, a linha Buá… disponível aos papás com dúvidas…
Em suma adorei a visita…